Salário Mínimo Interprofissional na Espanha
Entenda, através desse artigo qual é o salário mínimo Interprofissional na Espanha, caso tenha interesse de trabalhar lá !
O recente anúncio do Departamento do Trabalho de aumentar o salário mínimo em todas as profissões ganhou as manchetes nas últimas semanas.
Pois, a medida significa um aumento salarial para quase 2,5 milhões de trabalhadores na Espanha, uma grande parte dos quais tem menos de 25 anos.
Quer saber o que é SMI, e qual será o seu valor no país em 2024? Nós dizemos a você.
No início de 2024, o Ministério do Trabalho anunciou que o salário mínimo espanhol foi para 1.134 euros por mês em 14 prestações.
Estes números são 5% superiores aos do SMI anterior do nosso país.
Mas, segundo o Instituto Nacional de Estatística, a medida beneficiará 14,4% dos trabalhadores espanhóis, ou um total de 2.466.000 trabalhadores.
Contudo, entenda claramente o que nos referimos, quando falamos de salário mínimo Interprofissional e verifique a seguir !
Salário mínimo Interprofissional na Espanha
SMI é o valor mínimo que uma empresa é legalmente obrigada a pagar aos seus funcionários todos os anos.
Este montante está vinculado ao emprego a tempo inteiro, ou seja, 8 horas por dia e 40 horas por mês, conforme estipulado pela regulamentação espanhola.
Se suas horas forem reduzidas, seu salário deverá ser ajustado como uma porcentagem da duração da jornada de trabalho.
O salário mínimo legal, geralmente definido anualmente pelo governo, é uma remuneração bruta. o que isso significa?
O valor recebido pelo trabalhador é inferior ao indicado no SMI, porque devem ser deduzidos os impostos correspondentes.
Neste caso, tratar-se-á de retenções de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares e de contribuições para a segurança social.
Uma vez alcançados estes equilíbrios, permanecem os salários líquidos, dos salários que chegam aos trabalhadores.
Qual é o salário mínimo na Espanha ?
No início de 2024, o governo ordenou um aumento de 5% no salário mínimo, totalizando 15.876 euros por ano.
Ou seja, 1.134 euros por mês, divididos em 14 prestações, um aumento de 54 euros por mês comparado á 2023.
Isto significa que se recebesse este valor no seu próximo emprego, o seu salário mensal total durante 12 meses do ano seria de 1.134€.
A isto tivemos que acrescentar postos públicos adicionais, o que acontece na Espanha durante o verão e o Natal.
Pois, nestas datas o colaborador recebe outro pagamento no valor total de 1.134€, além do seu salário habitual.
Como o salário mínimo afeta o talento júnior?
A principio, na Espanha é muito comum que as empresas lhe ofereçam um salário mínimo, ou algo muito próximo do salário depois de concluir a sua formação e iniciar a sua experiência profissional.
Mas, á medida que você avança na carreira, os aumentos salariais costumam estar associados à aquisição de novos conhecimentos, que beneficiam a empresa e ao desenvolvimento de competências que ajudam a melhorar seu desempenho.
Entretanto, segundo o Instituto Nacional de Estatística, existem atualmente 2,466 milhões de pessoas que recebem o salário mínimo em Espanha.
Assim, todos foram beneficiados pelo aumento, que foi implementado retroativamente desde o dia 1º de janeiro de 2024.
Contudo, como mencionamos anteriormente grande parte dos jovens talentos conquista o SMI, ( Salário Mínimo Interpessoal).
Especificamente, os trabalhadores com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos, que representavam 18,1% e os trabalhadores com menos de 25 anos representavam 29%.
Além disso, a maioria das mulheres tem consciência disso; ou seja, um total de 64,6%.
Enfim, se tem interesse em trabalhar fora do Brasil, agora você sabe como anda o salário mínimo interpessoal na Espanha.