Conheça o Investimento Contra Intuitivo
A principio, conheça o investimento contra intuitivo através desse artigo, e saiba investir quando o S&P 500 está em alta.
Assim, sem margem de dúvidas é menos arriscado do que investir quando o S&P 500 está em queda acentuada.
Independentemente do ano, é provável que surjam notícias nos meios de comunicação econômicos de que o S&P 500 atingiu um novo máximo.
Claro que quando lemos que um índice atingiu máximos, a primeira coisa que nos vem à mente, é que é caro e não é o melhor momento para investir. Isso é o que estamos vendo no decorrer desse ano.
Mas, o fato de as notícias sobre o S&P 500 atingir novos máximos se repetirem durante anos (quase todos os anos desde 2012) é um sinal de que as ações continuam a subir.
O S&P 500 não se importa com o fato de que a inflação estar a subir, a energia estar a subir, os tambores de guerra está a soar e as taxas de juro estão a subir rápida e acentuadamente.
Tudo isto está a acontecer sem de forma alguma afetar a trajetória ascendente que temos visto desde o fim da crise financeira em 2007.
Mas, quando investir?
A verdade é que é impossível saber o futuro. No curto prazo, é impossível saber o que o mercado de ações fará.
Algumas pessoas tentam cronometrar o mercado, ou seja, investem quando o mercado de ações está caindo.
Principalmente, porque é nesse momento que o mercado deve subir novamente.
No entanto, embora isto possa parecer contra intuitivo, não é uma estratégia de investimento fiável. Existem estudos que comprovam isso!
Um modelo que melhor ilustra a indignidade do Market timing é simular o comportamento de um investidor que decidiu investir 10.000 euros por ano entre 1978 e 2018.
Os melhores investidores são aqueles que têm o “timing de mercado perfeito”, investindo quando o S&P 500 está no ponto mais baixo do ano. O pior é que isso acontece no ponto oposto, no ponto mais alto.
Qual a diferença?
Ao longo dos anos, os melhores investidores tiveram um retorno de 7,9% ao ano e os piores investidores tiveram um retorno de 7,1%.
Sim, existe rentabilidade adicional, mas devemos lembrar que é a diferença entre os melhores e os piores investidores.
Outro estudo interessante, mostra que os investidores que investiram dinheiro em 2000 e retiraram o seu dinheiro em 2019 tiveram um retorno anualizado de 6,06%.
Mas, se você perdeu os 10 melhores dias de negociação (sim, apenas 10 dos 5.000 dias de negociação), seu retorno seria de 2,44%. Sem os 20 primeiros, a taxa de lucro é de 0,88%.
Portanto, o melhor a fazer é entrar no mercado e não perder esses dias bons que trazem lucros.
Ao invés de tentar cronometrar o mercado, o que se for feito com perfeição, ou seja, tudo o que você pode fazer é economizar alguns décimos.
Afinal, a coisa menos arriscada a fazer é investir quando se tem dinheiro, mesmo que o S&P 500 esteja a subir.
E não espere uma queda para entrar no mercado financeiro, inicie hoje mesmo…